quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

AVAL realiza I Ciranda Literária de Acopiara





“O corpo é um caminho: ponte, e neste
efêmero abraço busco transpor o abismo.”
(Thiago de Mello).

Na data que os Maias afirmavam ser o fim do mundo. Na terra do lavrador em meio ao sertão nordestino. Na casa dos servidores públicos municipais de Acopiara, chão de organização politica da classe trabalhadora.Após o por do sol, banhados pelas gotas de água que caíram do céu iniciando um novo ciclo vital, aconteceu a I Ciranda Literária de Acopiara com o tema: “Viajando no mundo poético de Thiago de Mello”.

Por volta das 19 horas e 30 minutos, o cirandeiro Messias Pinheiro acolheu os participantes, e iniciou o momento místico, onde de mão em mão passou-se uma vela simbolizando a chama do saber, a busca constante pelo conhecimento e evolução humana.

Logo após, o cirandeiro Walter Cleber falou sobre a biografia do autor e recitou:“cordel para Thiago de Mello” de Gustavo Dourado. A cirandeira Maidê Ferreira relatou sobre a importância da literatura para a vida, contextualizando com o cotidiano na ótica popular.

Os participantes foram motivados a contemplar os textos espalhados pelo chão, a partir da escolha de leitura recitaram os poemas do mesmo. Em seguida receberam o texto: “poesia: a verdade da vida”também de Thiago, o qual foi lido de maneira coletiva. Em uma roda de conversa partilharam os aspectos reflexivos encontrados nas obras,a maneira do autor ver o mundo, intertextualizando-os com suas próprias vivencias.

Assim como afirma o poeta“Como sei pouco, e sou pouco, faço o pouco que me cabe me dando inteiro.” A primeira ciranda literária foi concluída com aplausos aos sujeitos que se fizeram presentes. Pois, “É tempo sobretudo de deixar de ser apenas a solitária vanguarda de nós mesmos. Se trata de ir ao encontro. (Dura no peito, arde  límpida verdade dos nossos erros). Se trata de abrir o rumo”(Para os que virão- Thiago de Mello).


Acopiara, 23 de dezembro de 2012.
Walter Cleber, Messias Pinheiro e Maidê Ferreira.

Comentários:

Foi belíssimo, achei muito interessante pois a cultura nos enriquece em conhecimento, nos tornando mais conscientes
(Adriana Inacio – Pedagoga e Coordenadora da PJMP)
A ciranda foi importante porque passamos a conhecer novos autores e novas culturas
(Alice Rodrigues - Estudante do curso técnico em enfermagem da E.E.E.P. Alfredo Nunes de Melo)

A AVAL está de parabéns por realizar a I ciranda literária com intuito de incentivar cada vez mais a leitura no nosso município, que é de suma importância para o crescimento do indivíduo. Através de suas cirandas AVAL apresenta obras de autores renomados nacionalmente e internacionalmente” 
(Adailton Melo – Ator e educador no Programa Segundo Tempo)



Um comentário: